7 dicas essenciais de decoração por Luiz Sentinger
A decoração é a cereja do bolo de quem tem o sonho de ter seu imóvel, não é mesmo? É ela quem vai dar a personalidade dos donos ao apartamento e ajudar a criar histórias de conforto e felicidade no lar. Mas nem sempre é fácil chegar ao equilíbrio perfeito na hora de decorar. Por isso, convidamos o Arquiteto Luiz Sentinger, parceiro da Chwartzamann, para trazer 7 dicas para quem está pensando em iniciar a reforma de decoração:
Contrate um arquiteto
Sem um arquiteto para dar o início ao seu projeto de reforma, você pode acabar gastando o dobro e tendo um resultado bem longe do esperado. É comum que pessoas leigas imaginem uma finalização e obtenham outra pela falta de experiência com os materiais e proporções.
Móveis? Sob medida!
Apartamentos contemporâneos costumam ter menos m² por terem condomínios mais eficientes. Mas para que funcionem, precisam ter 100% de aproveitamento de cada espaço. Por isso, e também pela possibilidade personalização dos usos, os móveis sob medida são a melhor opção.
Aposte na luz!
Para Luiz Sentinger, o que não pode faltar em qualquer decoração é um bom projeto de iluminação. A iluminação é o que dá o famoso "clima" a cada ambiente, influenciando até no estado de espírito de seus ocupantes. As luzes devem servir ao propósito de cada cômodo.
Não peque pelo excesso
O arquiteto também acredita que o que se deve evitar a qualquer custo é o excesso de mobiliário. Muitos móveis perdem a função, abarrotam um ambiente e deixam a decoração com um ar pesado que há muito caiu em desuso.
Tem terraço? Integre-o a todo o apartamento!
Para quem opta pelas opções Garden, o ideal é que o jardim seja totalmente integrado à área interna, seja pensado de maneira conjunta. Assim ele não vira um "estendedor de roupas ou depósito de bicicletas".
Prefira as cores claras
Tanto em paredes, quanto em móveis de maior volume, opte sempre pelas cores mais claras, deixando as vibrantes para detalhes que você pode trocar com maior facilidade. Assim, caso você enjoe de alguma cor e/ou estilo, pode ir trocando sem grandes reformas.
Lembre da manutenção!
Para finalizar: nunca esqueça da manutenção. Lembre dela quando for escolher os materiais de cada item. Por exemplo, hoje em dia, o piso vinílico é o ideal para quem não tem muito tempo de cuidar da casa. Ele é de fácil limpeza e reparo, além de ser perfeito para nosso clima que vai de 0 a 40 graus.