Por que investir em imóveis neste momento?
Talvez você esteja se fazendo a pergunta do título. Caso você nunca tenha investido e esteja começando este hábito agora, já deve ter ouvido sobre a confiabilidade e segurança de investir em um imóvel e quer entender mais dessa área. Caso seja um investidor experiente e esteja acompanhando as alterações do mercado, esta é uma oportunidade de se atualizar. Pensando neste momento de novas certezas da economia, a Chwartzmann buscou um especialista em investimentos imobiliários, o Ricardo de Araújo Ramos, da RZA Engenharia de Resultado, para falar um pouco mais do porquê investir hoje mesmo no mercado imobiliário e como isso se encaixa no seu perfil.
Porque investir hoje no mercado imobiliário
Vivemos em um momento econômico diferente do que vínhamos testemunhando há alguns anos. O ideal antes atingido da renda fixa a 1% de rendimento ao mês não existe mais. Os investimentos variáveis, como as ações que derretem na bolsa, apresentam volatilidade muito alta. Não à toa, o olhar dos investidores e analistas está se voltando com intensidade para alternativas no mercado imobiliário. Historicamente, este é um mercado que sempre permitiu para quem investe nele um alto grau de confiança, por se tratar de um bem físico. Basicamente, se tudo der errado na venda, pelo menos se tem um ativo imobilizado como resultado. Diferente de outras opções que todo o dinheiro investido pode simplesmente desaparecer.
Tendo o devido cuidado na escolha do investimento, o risco se torna aceitável para o rendimento que esta opção entrega ao investidor. É preciso encontrar empresas consolidadas e criar uma relação de longo prazo com elas para seguir investindo no mercado imobiliário e colher os melhores frutos que essa modalidade tem para oferecer.
Ciladas pra fugir na hora de investir no mercado imobiliário:
Quando se optar por entrar no mercado imobiliário como investidor é muito importante ter alguns cuidados para não entrar em algumas ciladas. Muitas vezes, quando essas oportunidades são oferecidas por alguns vendedores ou empresas, alguns detalhes dessa negociação são omitidos. Por isso, é importante estar bem assessorado e buscar lidar com pessoas sérias e preocupadas com uma relação de longo prazo.
É importante analisar a viabilidade olhando para todos os custos envolvidos e projetar quando acontecerão os retornos, de qualquer que seja a modalidade de investimento imobiliário. Não esquecendo de incluir custos de escrituras, correção pela inflação, mobília das unidades, custos com vendas (marketing e comissão), custo de condomínio e IPTU no período que o imóvel estará no seu nome, custos com IR sobre ganho de capital, custo com cessão de direitos (em casos de venda durante a planta tem empresas que cobram de 1% a 2% para autorizar a cessão de direito), custos de análise de financiamentos entre outros custos específicos de cada transação.
Quer mais detalhes e ainda entender sobre os investimentos certos para o seu perfil no Mercado Imobiliário? Baixe agora nosso e-book exclusivo e gratuito sobre o assunto clicando aqui.